terça-feira, novembro 09, 2010

PostHeaderIcon Espera! Para que lado anda o tempo?

Para que lado anda o tempo? É esta questão que este video aparenta colocar. Nele podemos observar um efeito de “desmistura” de três cores que, aparentemente, contradiz as leis da física, mais concretamente, as leis da termodinamica, ainda mais concretamente a lei da entropia. Esta lei diz que a entropia aumenta sempre, isto é, quando um sistema evoluiu naturalmente ele tende sempre para a desordem. É por este motivo que, quando deixamos cair ao chão um frasco com açucar e este se parte, vemos o frasco aos pedaços e o açucar espalhado. O inverso nunca acontece, nunca vemos um frasco partido a unir-se e o açucar a voltar lá para dentro, embora a física ateste que esta possibilidade existe.


O que vemos neste video é um cilindro cheio de corn syrup, não por ter uma propriedade especial mas apenas por ser um liquido viscoso. A experiência deverá resultar com outro liquido igualmente viscoso, como por exemplo, mel. De seguida são colodos no liquido três pingos de corantes de cores diferentes. Ao girar o cilindro num sentido, as cores, aparentemente, misturam-se. Ao gira-lo no sentido inverso, as cores “desmisturam-se” e voltam ao estado inicial de três pingos.
Apesar de parecer quase magia, o que acontece aqui é que este sistema obecede as leis do fluxo laminar. Não sou especialista em dinâmica de fluídos mas posso adiantar que o que se passa num sistema com fluxo laminar é que o vector velocidade é constante em todos os pontos e que as linhas da corrente não se cruzam. Trocando isto por outras palavras, o que acontece neste caso é que, devido a se tratar de um liquido muito viscoso, os vários pontos das cores, na realidade, não se estão a misturar, estão sim apenas a deslocar-se no espaço. Após algum deslocamento, as linhas das cores aparentam estar misturadas mas na realidade estão apenas deslocadas do seu ponto inicial. Ao inverter o sentido do deslocamento rodando a manivela no sentido oposto ao inicial, o que estamos a fazer é forçar os pontos de cor a percorrer o caminho inverso. Como as linhas não se cruzam, o caminho inverso conduz ao estado inicial.
Infezlimente, ainda não é desta que metemos o tempo a andar para trás.


Fonte:
http://blog.makezine.com/archive/2010/11/jaw-dropping_laminar_flow_demo_appe.html

0 comentários:

Enviar um comentário

Dvd's shared items

Powered By Blogger