quinta-feira, novembro 11, 2010

PostHeaderIcon O melhor professor de matemática do mundo. A sério.

O vídeo fala por si.
terça-feira, novembro 09, 2010

PostHeaderIcon Espera! Para que lado anda o tempo?

Para que lado anda o tempo? É esta questão que este video aparenta colocar. Nele podemos observar um efeito de “desmistura” de três cores que, aparentemente, contradiz as leis da física, mais concretamente, as leis da termodinamica, ainda mais concretamente a lei da entropia. Esta lei diz que a entropia aumenta sempre, isto é, quando um sistema evoluiu naturalmente ele tende sempre para a desordem. É por este motivo que, quando deixamos cair ao chão um frasco com açucar e este se parte, vemos o frasco aos pedaços e o açucar espalhado. O inverso nunca acontece, nunca vemos um frasco partido a unir-se e o açucar a voltar lá para dentro, embora a física ateste que esta possibilidade existe.


O que vemos neste video é um cilindro cheio de corn syrup, não por ter uma propriedade especial mas apenas por ser um liquido viscoso. A experiência deverá resultar com outro liquido igualmente viscoso, como por exemplo, mel. De seguida são colodos no liquido três pingos de corantes de cores diferentes. Ao girar o cilindro num sentido, as cores, aparentemente, misturam-se. Ao gira-lo no sentido inverso, as cores “desmisturam-se” e voltam ao estado inicial de três pingos.
Apesar de parecer quase magia, o que acontece aqui é que este sistema obecede as leis do fluxo laminar. Não sou especialista em dinâmica de fluídos mas posso adiantar que o que se passa num sistema com fluxo laminar é que o vector velocidade é constante em todos os pontos e que as linhas da corrente não se cruzam. Trocando isto por outras palavras, o que acontece neste caso é que, devido a se tratar de um liquido muito viscoso, os vários pontos das cores, na realidade, não se estão a misturar, estão sim apenas a deslocar-se no espaço. Após algum deslocamento, as linhas das cores aparentam estar misturadas mas na realidade estão apenas deslocadas do seu ponto inicial. Ao inverter o sentido do deslocamento rodando a manivela no sentido oposto ao inicial, o que estamos a fazer é forçar os pontos de cor a percorrer o caminho inverso. Como as linhas não se cruzam, o caminho inverso conduz ao estado inicial.
Infezlimente, ainda não é desta que metemos o tempo a andar para trás.


Fonte:
http://blog.makezine.com/archive/2010/11/jaw-dropping_laminar_flow_demo_appe.html
segunda-feira, novembro 08, 2010

PostHeaderIcon Joalharia Cósmica

O espaço, o universo, o cosmos, podemos chamar-lhe o que quisermos, ainda continua a impressionar-me. Esta “Necklace Nebula” é uma peça de joalharia cósmica. Descoberta recentemente e localizada na constelação de Sagitário, está a cerca de 15000 anos-luz de distância. Fica a foto.





Créditos:
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap101103.html
domingo, novembro 07, 2010

PostHeaderIcon Não, os telemóveis não causam cancro

Afinal, os telemóveis, microondas, Wi-Fi’s e afins são seguras para a saúde?
A resposta simples é sim.
Os físicos demonstraram a verdade, a radiação emitida por telemóveis, microondas, Wi-Fi’s e outros aparelhos “sem fios” ou que emitam radiações que estão presentes no nosso dia a dia, simplesmente não têm potência suficiente para fazer qualquer mal que seja a um ser vivo.
Apesar de ser verdade que alguns tipos de radiação como raios-x, raios gamma e ultravioletas, são potentes o suficiente para quebrar as ligações das moleculas de ADN, o que leva a mutações genéticas que por sua vez podem levar ao cancro, os tipo de radiação emitadas pelos aparelhos que nos rodeiam no dia a dia, sinais de rádio, microondas (neste caso, a radiação e não o aparelho), etc. não tem potência para quebrar essas ligações, ou seja, não fazem mal.

Fonte:
http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=can-you-hear-me-now
sexta-feira, novembro 05, 2010

PostHeaderIcon A política explicada com duas máquinas inúteis

PostHeaderIcon Positivismo Geek

Extremamente bem visto. Vou deixar de aceitar o argumento do copo meio cheio ou meio vazio como indicador de optimismo ou péssimismo.
quinta-feira, novembro 04, 2010

PostHeaderIcon Pré-Photoshop Soviético

Parece que afinal o Photoshop 1.0, lançado em 1990, ocupando o espaço de uma disquete (1,44Mb) não foi o primeiro dos editores de fotografias e imagem para computador. Nem ele, nem mesmo o seu antecessor, o Photoshop 0.63, lançado em 1988.

Este video, datado de 1987, mostra uma pessoa a usar um software de edição de imagem primordial, suposta de origem Soviética. Uma prova da superioridade tecnológica Soviética? Talvez não, uma vez que um dos utilizadores do site onde foi publicado, refere que não se trata de tecnologia de origem Soviética mas sim da tecnologia francesa Pericolor, com a interface traduzida para russo. Além disto, curiosamente, parece estar a ser usado um computador Apple III no video.

Fica o video.

Pré-Photoshop Soviético (ou não!) de 1987

No entanto, a tecnica de manipular fotografias não é de agora, nem de 1987. Este exemplo mostra uma foto falsificada do tempo da Russia de Estaline. As ferramentas podem evoluir, pode ser feito em laboratório ou em computador mas a vontade, essa, é antiga.

 

Fontes:

http://www.boingboing.net/2010/11/03/soviet-proto-photosh.html

http://therealrevo.com/blog/?p=17566

Dvd's shared items

Powered By Blogger