Como funciona uma guitarra eléctrica?
Certo dia tive uma conversa com uma amigo sobre como funcionaria uma guitarra eléctrica. Eu já fazia uma ideia mas era muito vaga, então pesquisei, e lá descobri como.
Em 1831, um senhor chamado Micheal Faraday, fez uma descoberta que nesse mesmo ano iria resumir na seguinte frase:
"Sempre que uma força magnética aumenta ou diminui, produz-se electricidade;
Quanto mais depressa se dá esse aumento ou diminuição, mais electricidade se produz;"
É neste principio que assenta o funcionamento de uma guitarra eléctrica. Em vez de uma caixa de ressonância, como numa guitarra acústica, numa guitarra eléctrica existem captadores magnéticos, que transformam a vibração das cordas em sons. Como é que isto é feito?
Um captador magnético consiste num ou vários imãs por baixo das cordas, aos quais está enrolada uma bobine de fio. Quando a corda vibra, o campo magnético é alterado (diminui ou aumenta) e produz electricidade. Electricidade essa que difere consoante a alteração do campo for mais ou menos rápida.
A seguir a esta captação do som, está um circuito eléctrico muito simples, que pode no entanto complicar mais se se pretender mais efeitos, melhor performance, etc..
O circuito básico tem duas resistências variáveis (dois "botões") que permitem ajustar o tom e o volume. Aqui é depois ligado um amplificador que amplifica o som e o reproduz em colunas ou onde for desejado.
Fonte (Imagens/Geral):
How Stuff Works: How electric guitars work?
Wikipedia - Electric guitar
Acerca de mim
Dvd's shared items
Blog Archive
Labels
- Astronomia (1)
- Ciência (6)
- Computadores (2)
- Electricidade (1)
- Gadgets (1)
- Humor (4)
- Notícias (1)
- Opinião (3)
- Personalidades (1)
- Tecnologia (7)
- Web (3)
0 comentários:
Enviar um comentário