segunda-feira, março 01, 2010

PostHeaderIcon O teste do espelho

O teste do espelho é um teste usado para determinar se um animal é capaz de ter consciência dele próprio quando vê a sua imagem reflectida num espelho.
Em regra geral, o teste consiste em colar marcas com tinta inodora no animal, enquanto este esta anestesiado, num local em que ele não consiga ver directamente e, posteriormente, estudar a reacção do animal quando este é colocado frente a um espelho.
São poucos os animais que conseguem passar neste teste. Bonobos, chimpazés, orangotantos, humanos, gorilas, algumas espécies de golfinhos, orcas, elefantes, o pássaro pica pica e os polvos são alguns dos poucos exemplos existentes. Já foram observados porcos a passar neste teste, numa versão adaptada do mesmo. É ainda de notar que nem todos os indivíduos são capazes de o fazer e que nos humanos, normalmente é só partir dos 24 meses que esta capacidade surge.


European MagpieNo caso do pássaro pica pica (European Magpie) é observado que quando se ccoloca uma marca debaixo de bico, este ao ser posto em frente a um espelho, remove  essa mesma marca, denotando assim que ele se reconhece a si próprio no espelho.









O teste dos espelho e os robôs
awarerobot_zoom Com o desenvolvimento da tecnologia e da inteligência artificial, os investigadores começaram a questionar-se se seria possível que um robot passasse neste teste.
Na universidade japonesa de Meiji foi feito esse teste. Foram construídos quatro robôs e foi feito um teste para determinar se um deles o conseguia fazer.Em poucas palavras, seria verificado se o robot conseguia imitar-se a si próprio baseado na imagem que veria no espelho. Sendo que os outros 3 tinham um aspecto físico idêntico ao dele, o robot teria não só de reconhecer o seu aspecto físico como também reconhecer os seus movimentos e relacionar estes dois factores.
O teste foi bem sucedido pois em 70% das vezes o robot principal conseguiu reconhecer a sua própria imagem reflectida no espelho sem a confundir com os demais.
No entanto isto não significa que o robot tenha consciência dele próprio, apenas que foi programado com um algoritmo com esse objectivo. O robot reconheceu a sua imagem no espelho mas daqui a afirmarmos que ele teve consciência dele próprio ainda vai, na minha opinião, uma longa distancia. Ainda assim não deixou de ficar provado com esta experiencia que é possível reproduzir esta característico num robot.
Duvido seriamente que, caso o espelho apresentasse uma imagem distorcida, o robot fosse capaz de se reconhecer enquanto pelo menos um humano é capaz de o fazer. É a diferença entre a dita inteligência artificial e a inteligência real.


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mirror_test
http://en.wikipedia.org/wiki/European_Magpie
http://www.conscious-robots.com/en/conscious-machines/conscious-robots/can-a-robot-pass-the-mirror.html
http://www.flickr.com/photos/dragoms/3945315237/

0 comentários:

Enviar um comentário

Dvd's shared items

Powered By Blogger